Solução aquosa, pronta para uso, de um hormônio liberador sintético (burserelina) que estimula a secreção dos hormônios luteinizantes (LH) e foliculoestimulante (FSH) do lóbulo anterior da hipófise
É indicado para terapêutica dos transtornos da fertilidade de origem ovariana, indução da ovulação e incremento do índice de concepção em vacas, éguas, coelhas, porcas e peixes ornamentais.
Resumo da Bula
Fórmula:
Cada 10 mL contém:
Acetato de buserelina ………………………………………….0,042 mg
(Correspondente a 0,04 mg de buserelina)
Veículo q.s.p. ……………………………………………………………10 mL
Indicações:
Solução aquosa, pronta para uso, de um hormônio liberador sintético (burserelina) que estimula a secreção dos hormônios luteinizantes (LH) e foliculoestimulante (FSH) do lóbulo anterior da hipófise. É indicado para terapêutica dos transtornos da fertilidade de origem ovariana, indução da ovulação e incremento do índice de concepção em vacas, éguas, coelhas, porcas e peixes ornamentais.
Modo de Usar:
Aplicar de preferencia por via intramuscular. Também poderá ser aplicado em injeções endovenosas ou subcutâneas, sob orientação do médico veterinário. Tratando-se de peixes, a aplicação é via intramuscular.
Posologia:
Vacas
Transtornos da fertilidade de origem ovárica:
- Casos foliculares com ou sem sintomas de ninfomania ………………………………………………………………………….5,0 ml
- Aciclia ou Anestro …………………………………………………………………………………………………………………………….5,0 ml
- Ovulação retardada …………………………………………………………………………………………………………………………..2,5 ml
- Incremento do índice da concepção na inseminação artificial e também depois da sincronização do cio……….2,5 ml
Éguas
- Transtornos císticos dos ovários, com ou sem cio prolongado ou permanente ………………………………………….10,0 ml
- Aciclia (2 doses de 5 mL em 24 h) ……………………………………………………………………………………………………….10,0 ml
- Indução de ovulação …………………………………………………………………………………………………………………………10,0 ml
- Para melhorar o índice de concepção ………………………………………………………………………………………………….10,0 ml
Coelhas
- Para melhorar o índice de concepção …………………………………………………………………………………………………..0,20 ml
- Indução de ovulação na IA (pós-parto) …………………………………………………………………………………………………0,20 ml
Leitoas e Porcas
- Para a indução de ovulação em leitoas e porcas após a sincronização do cio …………………………………………..2,5 ml
Peixes
- Nas femêas (matrizes e reprodutoras) para facilitar a atração entre os sexos opostos, nas condições de desova e redução da mortalidade, devido à aglutinação dos ovos…………………………………………………….0,75 a 1,0 mL/Kg peso
- Nos machos, para melhorar a atração sexual…………………………………………………..0,05 a 0,10 mL/Kg peso
Instruções:
- Vacas:
Não é preciso comprimir os cistos foliculatres ao submetê-las ao tratamento. Dentro dos 8 dias seguintes à aplciação do CONCEPTAL® já se pode comprovar, geralmente, com toda a clareza, um corpo lúteo. Paralelamente pode produzir-ze a luteinização ou involução dos cistos.
Se aos 10 a 14 dias de aplicação não se notar corpos lúteos ou se surgirem novos cistos, será preciso repetir o tratamento.
A inseminação ou a monta poderão ser realizadas no próximo cio que geralmente se apresenta aos 20 dias após o tratamento.
Para incrementar o índice de concepção, é recomendável injetar simultaneamente 2,5 mL de CONCEPTAL®.
– Aciclia ou anestro
Se 10 a 12 dias após o tratamento a vaca não apresentar cio, deverá ser efetuado um exame de controle. O tratamento deverá ser repetido quando se comrpovar que os ovários não entraram em funcionamento. No caso de ser diagnosticado um corpo lúteo, deverá ser administrada uma prostaglandina luteolítica para induzir o cio. Caso contrário, deverá ser esperado o começo do cio natural que se apresentará, o mais tardar 10 a 14 dias após. Não se recomenda a aplicação de conceptal em vacas quando comprovado um corpo lúteo e não forem notados os sintomas externos do cio.
A ovulação retardada pode ser tratada durante a inseminação e a monta até 6 horas antes; geralmente a ovulação se desencadeará no transcurso das 24 horas após o tratamento.
O incremento do índice de concepão é obtido mediante a fixação exata do tempo da ovulação. Também neste caso o CONCEPTAL® deverá ser aplicado durante a inseminação ou até 6 horas antes.
- Éguas:
– Geralmente basta uma só aplicação para combater os transtornos císticos dos ovários. Será preciso repetir o tratamento quando passados 10 a 14 dias e não se comprovar resultados positivos, isto é, o desaparecimento dos cistos e a suspensão do cio prolongado ou permanente.
– Aciclia ou anestro:
A aplicação do CONCEPTAL® deverá ser repetida 11 a 12 dias após a primeira injeção nas éguas que não tenham entrado em cio nos 10 primeiros dias. Nas éguas sem cio, deve pressupor-se a existência de um corpo lúteo de difícil diagnóstico clínico. Neste caso, é aconselhável a administração de prostaglandina luteolítica.
Para a indução da ovulação o CONCEPTAL® deverá ser administrado, se possível, pouco antes da próxima ovulação, isto é, nas éguas de cio curto no 2º ou 3º dia e nas éguas de cio prolongado no 7º ou 8º dia. A adminsitração no princípio do cio garante o êxito do tratamento.
– Geralmente a evolução se desencadeará de 24 a 36 horas depois do tratamento. Repetir a aplicação se a égua não ovular dentro deste período.
- Coelhas:
– Para incrementar o índice de concepção, o CONCEPTAL® deverá ser aplicado durante a inseminação ou monta.
– Dentro do programa de inseminação pós parto o CONCEPTAL® poderá ser aplicado já nas 24 horas após o parto, e logo após proceder a inseminação.
- Suínos:
Utulizar CONCEPTAL® nas seguintes condições:
– Sincronização de ovulação em fêmeas multiparas (porcas) Após o desmame e indução do cio gonadotrofina, injetar CONCEPTAL® para indução de ovulação, seguido pro duas inseminações artificiais.
– Indução da puberdade em primíparas (leitoas). Como prática, a puberdade é induzida com gonadotrofinas. Após 20 dias, o cio é sincronizado pelo uso da prostaglandina. Um dia após o seu uso, portanto no dia +21, novamente utiliza-se gonadotrofinas para estimular o crescimento folicular.
– Sincronização da ovulação em primíparas (leitoas). Três dias após a aplicação da gonadotrofinas, o CONCEPTAL® é injetado para indução da ovulação, seguido por duas inseminações às 24 horas e 40 horas pós-tratamento.
- Peixes Ornamentais:
A aplicação é por via intramuscular, 2 cm abaixo da linha lateral dorsal posterior.
Períodos de carência:
Bovinos, Equinos, Coelhos e Suínos:
– Abate-carência zero.
– Leite-carência zero.
Peixes: Não utilizar em peixes destinados ao consumo humano.
Apresentação:
Frasco-ampola de vidro com 10 mL e 50 ml.